-
Arquitetos: R79
- Área: 208 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:David Cervera
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma das mais movimentadas avenidas comerciais da cidade, tivemos a oportunidade de projetar um espaço comercial diferente dos demais, que são bonitos, mas não possuem significado. O projeto chamou a atenção de um dos chefs mais renomeados do México, hoje um grande amigo. Sua proposta foi tomar duas salas e transformá-las em um espaço que representasse a moderna gastronomia mexicana.
E assim concebemos um espaço no qual o público integra-se à cozinha, o ponto central do projeto. Estabelecendo um entendimento do espaço como um todo, primeiro se cruza um terraço verde, um caminho com duas árvores nativas chamadas "chaka". Um bar ao lado da entrada atende tanto o interior quanto o exterior. Ao entrar se depara com uma parede de concreto misturado a uma resina natural e um jardim vertical onde se encontra a recepcionista. À frente está o salão principal com pé direito duplo, exibindo o piso de concreto com tapetes laranja e uma grande parede de pedra, além de um salão privativo voltado ao terraço.
Subindo as escadas, estão mais dois salões, um voltado para o salão central e outro para as árvores do terraço. A atração principal do projeto é a cozinha, aberta e fluida confinada por um balcão de pedra, em perfeito contraste com o bar de vidro transparente.
A estrutura dos mezaninos e da cobertura é aparente, com os quadros metálicos pintados de preto. A madeira das paredes e do piso foi cuidadosamente escolhida, com tons diversos. O duto de ventilação também é exposto; a iluminação indireta enfatiza o espaço, com lâmpadas pendentes da cobertura. Para maximizar a integração do interior e do exterior, todas as aberturas (com esquadrias de alumínio e madeira) mimetizam os materiais das paredes, desaparecendo.